sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Professores picaretas e suas manias

Nunca achei que existesse uma aula que fosse 100% chata ou 100% insuportável. Enfim, no meu penúltimo semestre de UnB, eu estou matriculada nessa aula. Comecei a listar o que faz um professor se transformar no pior pesadelo de um aluno:


Fugir do assunto.  Alguns professores não entendem que sala de aula não é divã. Começam a contar histórias da vida dele (desde 1964), de como superaram desafios, de como tudo era diferente na época dele... O que até seria interessante, se não fosse uma perda de tempo. Não preparam a aula e não têm conteúdo suficiente para passar. Quando os professores começam a ''viajar'', contando historinhas e dando sofríveis lições de moral, a concentração dispersa e começo a me perguntar se seria mais produtivo jogar Angry Birds naquele momento.  Alguém tem dúvida da resposta?

Fazer perguntas imbecis. Mania de pais com filhos pequenos. Avisem pra ele que ele não está ensinando para a 4ª série e os alunos não têm 5 anos de idade. Às vezes uma pergunta supostamente idiota leva a uma discussão interessante,  terminando com uma conclusão surpreendente. Mas na maioria das vezes, essas perguntas ridículas são feitas apenas para gerar participação dos alunos, que resistem ainda mais a responder uma questão tão imbecil. ''Pessoal, o planejamento é importante? O que vocês acham?'' 

Demorar 45 minutos para explicar algo simples. Simplesmente irritante. Os alunos podem até segurar a atenção durante um tempo, esperando algo novo e desafiador para entender, mas logo desistem. E quando vem algo realmente difícil e que precisava de explicação detalhada, ninguém aguenta mais ouvir a voz do professor e todos já abriram seu laptop para passar os restante da aula no 9Gag e no Facebook.

Aula do tipo monólogo sem emoção. O conteúdo é tão interessante quanto o entusiasmo do professor para ensinar os alunos. Monólogos sem variação do tom de voz, sem piadas, sem recursos ou slides tornam praticamente impossível prestar atenção. Nesse momento eu me arrependo profundamente de ter levantado da cama cedo, ter deixado meu edredon quentinho para chegar na universidade e ouvir  um ''professor'' lendo o texto que ele já havia mandado por email. Shit!

Fingir que dá aula. Conheço o tipo picareta muito bem. Passa trabalhos para os alunos apresentarem durante toda a aula. Passa deveres de casa que nunca corrige. Nunca se dá ao trabalho de escrever no quadro ou explicar a matéria. Prova? Que prova? Dão SS para os alunos em troca do silêncio sobre sua performance como professor. É o chamado 'Pacto de Mediocridade'. Ele finge que ensina e o aluno finge que aprende. Ninguém reclama aos superiores e todos saem contentes. Nada mais brasileiro. Será que seria assim se tivéssemos pagando mensalidade do nosso próprio bolso?


Cadê os professores bons da UnB? Cadê aqueles professores tão bons que chegam a mudar a forma de pensamento dos alunos só por serem extremamente inspiradores? Cadê os professores que trazem questões críticas e inovadoras para nosso futuro profissional?

São tão raros como mendigos japoneses no Brasil.

Um comentário:

  1. Iza, o prof de uma das matérias que eu to fazendo no verão se enquadra no perfil "Demorar 45 minutos para explicar algo simples", sei que hoje foi a segunda aula, mas mesmo assim, é a segunda vez que eu saio da aula pensando que perdi duas horas da minha vida.

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