terça-feira, 29 de novembro de 2011

10 Dicas valiosas para futuros intercambistas

"A mente que se abre a uma ideia nova jamais voltará ao seu tamanho original.'' Albert Einstein.

Poucas frases resumem tão bem a experiência de um intercâmbio como essa.  Quem aproveita de verdade uma viagem dessas, nunca mais volta a ser o mesmo. São tantas novidades, culturas, experiências e ideias que é difícil explicar o quanto que vale a pena.

Conheço bem o assunto: já morei em duas cidades no Canadá e já trabalhei em uma agência de intercâmbios, a EF Cursos no Exterior. Aqui vão algumas dicas para fazer do intercâmbio uma experiência (ainda mais) inesquecível.


1. Aproveite as oportunidades o máximo possível.
Lembre-se que você está num lugar novo, há milhões de coisas para descobrir e possibilidades novas. Você não ficará lá para sempre. E, provavelmente, não foi barato chegar lá .  Cansaço não é desculpa para ficar em casa no fim de semana. Vergonha ou preguiça, muito menos.  Deite na neve, caminhe na areia, namore, compre em brechós, compre Gucci, faça bung-jumping, faça uma tatoo, aprenda outras línguas, viaje, beba, mude de casa, prove, tente, namore novamente, dance.

2.  
Deixe o Brasil no Brasil.  Se afaste dos brasileiros.
Viva a cultura local, esqueça o Brasil. A pior coisa que pode acontecer é você tentar viver o Brasil em outro país, isso só traz saudades e sofrimento. Não fique pensando no que seus amigos brasileiros estariam fazendo, não ouça muita música brasileira, não pense em português, não ligue todo dia para sua mãe. Esqueça o Brasil (por enquanto). Pode ter certeza que você estará vivendo algo muito mais interessante do que o Vaca Loca ou o UniBeer.

3. Você pode ser quem você quiser. Ou quase.
Ninguém te conhece nesse novo país, certo? Você tem a incrível possibilidade de alterar levemente seu comportamento do jeito que quiser, ninguém vai dizer que você não era assim antes. Você pode ser mais simpático, mais social, mais responsável, menos nerd ou mais nerd... Como você quer ser?

 4.  
Pergunte quando estiver na dúvida. Sempre.
Nossa lógica de mundo não é tão válida em outros países. Difícil de entender? Por exemplo: se você pediu desculpas por
  chegar atrasado na aula e o professor disse ''ok'', isso não significa que ele está abonando seu atraso. Ele só está confirmando que ouviu o que você falou. Enfim, várias deduções lógicas não funcionam em outro país, logo, na dúvida, pergunte por garantia. É melhor se passar por idiota do que cometer um erro que poderia ter sido evitado.

5 . Google Maps é seu melhor amigo.

Primeira coisa: conheça a cidade, estude o mapa do metrô/ônibus cuidadosamente. Saiba seu endereço e o nome das ruas de referências. Procure saber o nome de todos os bairros. Quando for passear, não se arrisque procurando um local sem referência alguma: pesquise no Google Maps e leve essa imagem com você. Eu tirava foto do mapa do Google Maps com a câmera digital e levava a câmera comigo. Era meu GPS de pobre. 

6. Se mostre interessado pelas pessoas.

Se interessar pelas pessoas é a melhor forma de deixá-las interessadas em você. Sem mais.
 
7.  Espere um pouco antes de começar a comprar massivamente.

Não gaste muito no primeiro mês, não se iluda nos shoppings na primeira semana. Primeiro conheça os centros de compras: as melhores lojas, as mais baratas, as mais diferentes, as marcas, os preços. Só depois compre. Atenção: SEMPRE SEMPRE SEMPRE converta o valor para reais, incluindo a porcentagem de imposto.
 Pense duas vezes antes de passar o cartão, a tentação sempre estará à espreita.

8. Controle a grana. Mesmo.

Se você for rico, ignore esse tópico. Mas, para nós meros mortais, passar alguns meses em outro país, seja em Londres ou na Cidade do Cabo, é caro. Isso não justifica gastos desnecessários ou despesas inúteis. Entenda seus gastos mensais detalhadamente: transporte, alimentação, roupas, moradia, etc. Se for neurótico, elabore uma planilha financeira, faça gráficos e estabeleça a equação de segundo grau que projete gastos futuros. Ou anote tudo num papelzinho e pronto. 


Estabeleça prioridades. No meu caso, eu costumava economizar com comida (leia-se quase passar fome) para gastar com festas e compras. Não mais divertido e emagrecedor. Esse é meu estilo, descubra o seu.

 9.  Compre um chip de celular de uma operadora local. Se for ficar mais de 3 meses, o celular faz uma falta enorme.
Durante 3 meses, o Facebook foi meu celular. Eu ficava caçando redes wi-fi pela cidade em busca de comunicação e me sentia uma pedinte perguntando a senha de redes bloqueadas nas lojas de rua. Desnecessário.  Depois consegui um celular e tudo foi lindo.

10. Faça uma lista de tudo o que você quer fazer na cidade/país/região.
Isso dá uma sensação de aproveitamento muito boa. Caso contrário, você vai querer fazer tudo o que não fez na última semana e não haverá tempo - experiência própria. Claro que a grana não vai deixar você fazer tudo, mas com planejamento antecipado, dá pra curtir muito em doses moderadas.


Quem quiser conversar mais sobre o assunto, ou quiser uma ''assessoria de intercâmbio'', é só entrar em contato =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são inteiramente grátis.