segunda-feira, 26 de setembro de 2011

5 coisas que sinto saudade (ou não) do Canadá



5 coisas que fazem muita falta:
  1. Descobertas. Uma visita banal ao supermercado se torna num mundo de descobertas de produtos e marcas. São comidas novas, sabores e combinações inimagináveis. Sempre pensava ''Como eu vivia sem saber da existência das tortillas integrais com maple syrup?''. Todos os supermercados tinham corredores só com produtos asiáticos, eu não entendia uma palavra e ficando olhando aquelas embalagens tentando descobrir do que se tratava. Até comprar cereal não era uma tarefa simples quando você tem 35 opções diferentes...
  2. Ser brasileira, ser diferente. Brasileiros são considerado maravilhosos: animados, bonitos, espertos, quase os futuros donos do mundo. 'Are you Brazilian? That's cool, eh?' . Brasil era sinônimo de alegria, dança e diversão.  Todo mundo adora os brasileiros! A crença do Brasil como potência é muito forte lá fora. Talvez o mundo acredite mais no Brasil do que os próprios brasileiros.
  3. Pessoas interessantes. A senhora ao seu lado no ônibus nasceu em Londres, se mudou para a Alemanha com 5 anos de idade, sobreviveu à 2ª Guerra Mundial, fugiu para a Rússia. Viajou o leste europeu, casou-se com um austríaco, teve 4 filhos e hoje faz artes plásticas no Canadá. Pessoas interessantes assim são a maioria, basta puxar assunto.
  4. Surpresas. Fazer uma caminhada com o cachorro e ser surpreendida por um veado (animal, mesmo!) com chifres enormes bem no caminho que eu queria seguir. Já ouvi falar que um veado matou um cachorro, portanto, caro Mr. Deer, vou me retirar da sua área. Por favor não me olhe assim que eu fico com medo mesmo
  5. O prazer de andar na rua fazendo 2°C  e entrar num lugar quentinho, tomar um long coffee de 300ml ou uma french vanilla no Tim Hortons, o Starbucks canadense. Pedir extra cream para o atendente e filosofar o que eu devo fazer para passar o resto da minha vida no Canadá.

5 Coisas que NÃO sinto saudade do Canadá

  1. Morrer de frio. Aprendi que nevascas não são tão legais quando param a circulação de ônibus. Aprendi que o choro é a última resposta que seu corpo esboça antes de morrer de hipotermia. Ter todas as extremidades do corpo congeladas não faz de você o Ice Man.
  2. WTF? US$ 8 por uma mini salada de frutas? Algumas coisas são absurdamente caras, como comida. Comprava tudo de mais barato e as vezes não tinha dinheiro para alguns passeios e shows. Fiz uma dieta ótima (leia-se louca) durante 1 mês. Até hoje não sei se o objetivo principal era emagrecer ou economizar.
  3. Mal entendidos.  Aquela palavra que você tem CERTEZA que significa uma coisa é exatamente o contrário. "Are you down?'' era gíria de ''Você vai mesmo?'' . As gafes são constantes, porém cada vez mais raras.
  4. Seres que não sentem frio. Incrível como algumas meninas não sentem frio nas noites de sexta-feira, mesmo quando o tempo ameaça nevar. Eram nanovestidos e saltos tão altos que me faziam refletir qual o tipo de droga inibe completamente o frio. E elas nem eram trabalhadoras da noite... oh wait!
  5. Vontade súbita e incontrolável de comer pão-de-queijo com requeijão, seguido de uma água-de-coco natural. Revirei o Wallmart em busca da massa de pão-de-queijo, que raiva. Para piorar, tinha sonhos com tapiocas de queijo coalho rebolando na minha cara, enquanto provava o doce caldo de cana. Há 6 meses atrás eu teria me matado, só de imaginar esses quitutes brasileiros.

Ainda lembro do Canadá quase que diariamente. Nunca me senti a típica brasileira, sempre me considerei uma estranha por aqui, principalmente na minha terra natal - Recife. Não sou mulata, não curto praia e o sol não me bronzeia. Não me identifico muito com a cultura.
Conselho: se você sente que o Brasil não é o seu lugar,  viaje sozinho, conheça a o mundo, encontre novas pessoas e, quem sabe, você notará um sentimento de patriotismo por outro país que você nunca sentiu ao ver a bandeira brasileira.  
Fica a dica ;)


Um comentário:

Comentários são inteiramente grátis.