quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

10 Desejos - Reflexões (parte 2)

Outra coisa bem 'final de ano felings' que gosto muito de fazer é pensar em 10 desejos (ou metas) para o ano seguinte.  Além de meu instinto de administradora gritar ''PLANEJAMENTO! PLANEJAMENTO!" sempre, acredito que essas metas se fixam ao nosso inconsciente e nos empurram para conquistá-la. É a força do pensamento.

Há uns 7 anos eu inventei uma tipo uma"simpatia" para os 10 desejos. Todo ano, na última semana de dezembro, eu a faço. Não importa onde eu esteja. É o seguinte:

  1. Escreva num papel 10 desejos para o ano que vem. Não vale coisas materiais, como comprar uma Tekpix, a filmadora mais vendida do Brasil. Pode ser metas para a vida profissional, pessoal, viagens, auto-controle, etc. Pense bastante, priorize o que você quer. Qual os objetivos mais importantes para 2012? O ideal é que sejam metas que dependam mais de você, menos dos outros.
  2. Faça um cópia e guarde num lugar em que você lembre onde esteja, já que você vai checar essas metas no final do ano seguinte. Sugestão: documento no OneNote ou em uma agenda 'eterna', se você for desses.
  3. No dia 31 de dezembro, deixe esse papel na natureza - jogue no mar, na neve, no lago ou enterre, sei lá. Pode parecer tosco, mas assim você está "entregando seus desejos para a energia do universo" - me senti num livro de auto-ajuda barato agora. Mas jogue num local que ninguém possa pegar depois, para evitar zoações.
  4. Pronto, agora é curtir o ano novo! Os desejos já estão no caminho...

Toda vez que eu vou checar as metas do ano passado, aprendo bastante. Vejo como era a minha cabeça há 1 ano atrás, o que eu queria, o que eu achava mais importante. Normalmente 8 dos 10 desejos acontecem. Bastante coisa, não?  Nada como fazer um check ao lado de uma meta. Alguns não aconteceram por que eu mudei de ideia, prioridades mudam em 1 ano.

É bom não revelar seus desejos. Mas como eu já mudei de ideia, vou revelar um só para exemplificar. Um deles é "Me afastar de pessoas falsas". Simples, mas nem tanto. O problema é não se sabe exatamente quem são essas pessoas. Entendi uma coisa muito importante nesse ano. Digo 'entendi' por que eu já sabia há muito tempo, mas só entendi agora. Falsidade age em 360°. Se alguém fala mal de todo mundo, provavelmente também fala mal de você. Talvez essa pessoa nem tenha um bom motivo para isso, é apenas inveja, auto-afirmação, ego, ciúmes ou 'achismo'. Na real, não sinto ódio nem raiva, sinto apenas pena desse tipo de pessoa. Não quero esse tipo de pessoa perto de mim em 2012. Energia baixa, contaminante. Lição aprendida: Quanto mais simples, verdadeiro e humilde, melhor.

Que venha 2012. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são inteiramente grátis.